Notícias

Consumo de leite de vaca seria mais sustentável do que de bebida vegetal à base de soja

24/08/2020

Pesquisadores britânicos afirmam em um estudo que consumir bebida vegetal à base de soja é mais prejudicial ao meio ambiente do que leite de vaca produzido a pasto.

Especialistas da Universidade de Nottingham e do Sustainable Food Trust analisaram a produção de leite de vaca do Reino Unido e o que os animais comem. “Uma vaca alimentada com pouco mais de 2 libras (1 kg) de soja pode produzir até 71 litros de leite, enquanto a mesma quantidade de colheita produz apenas 6,15 litros de bebida de soja”, afirma a equipe de pesquisadores.

Embora a Grã-Bretanha destine cerca de 170.000 toneladas para alimentar as vacas, a maior parte da proteína vem do pasto, dizem eles. "O leite produzido a partir de vacas que receberam dietas contendo farelo de soja é um uso mais sustentável da terra do que a produção de bebidas alternativas diretamente da soja, especialmente quando as vacas são alimentadas com pasto," os especialistas destacaram.

No entanto, apesar de mostrar que leite de vaca é melhor para o meio ambiente, a equipe diz que é melhor "deixar a soja de fora".

Segundo um dos integrantes da equipe, Richard Young, seus cálculos não levam em consideração outros produtos na ração das vacas leiteiras britânicas.

“Isso inclui a farinha de palmiste que vem de plantações em terras recentemente desmatadas, mas mesmo levando isso em consideração, beber leite de vaca seria mais ecologicamente correto do que bebida vegetal à base de soja”, concluiu o especialista.

Fonte: milkpoint