Notícias

Fundesa/RS tem nova composição

27/08/2020

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul e a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça passam a fazer parte do fundo. A adesão das novas entidades, que já vinha sendo discutida há alguns meses, tem objetivo de contribuir para o fortalecimento do fundo. 

Conforme o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, cada vez mais os fundos privados vêm ganhando relevância frente ao cenário de avanço sanitário em todo o país. “Com o ingresso dos novos participantes, o Fundesa segue com o desafio de manter a celeridade nas ações, a credibilidade junto aos órgãos oficiais e com a transparência na gestão de recursos”.

O presidente da FecoAgro-RS, Paulo Pires destacou que “entrar para o Fundesa era uma demanda das próprias cooperativas e representa orgulho para a entidade”. Já o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, o ingresso no Fundo “representa motivo de júbilo e responsabilidade já que cada vez mais sua missão ganha importância diante do avanço de status sanitário do Rio Grande do Sul”.

A partir de agora, os Conselhos Técnicos Operacionais do Fundesa, responsáveis pela elaboração e sugestão de projetos nas quatro cadeias produtivas que compõem o fundo, ganham a participação de representantes das duas entidades. 

A necessidade de reforço do Fundesa, mencionada em todos os encontros relacionados à retirada da vacinação contra a febre aftosa será a primeira pauta da nova composição dos Conselhos Técnicos Operacionais. Os grupos têm até o dia 30 de setembro para reavaliar critérios existentes, redimensionar a necessidade de recursos e apresentar sugestões para garantir o aumento da arrecadação do fundo.

Fonte: milkpoint