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Arla apresenta bons resultados apesar da pandemia

11/09/2020

A cooperativa de laticínios com sede na Dinamarca, Arla Foods, disse que, apesar da pandemia de coronavírus, no primeiro semestre, seus volumes de vendas globais da marca cresceram 10,4% sem precedentes e a cooperativa entregou um preço forte e competitivo.

A receita total do Arla Group cresceu 2,8%, registrando € 5,4 bilhões (US $ 6,4 bilhões) em comparação com € 5,2 bilhões (US $ 6,2 bilhões) no primeiro semestre de 2019, impulsionada principalmente por maiores volumes de vendas da marca no varejo em todos os mercados. A Arla aumentou a lucratividade e alcançou uma participação no lucro líquido de 3% da receita. No primeiro semestre de 2019 o registro foi de 2,3%.

Apesar do mercado global desafiador, durante a primeira metade de 2020, o preço do leite para os produtores rurais permaneceu estável em um nível competitivo. O preço de desempenho da cooperativa - que mede o valor que a Arla cria por quilo de leite do proprietário - foi de 37 centavos de euros (US$ 0,44) em comparação com 36,1 centavos de euros (US$ 0,43) no primeiro semestre de 2019.

“Foram tempos realmente anormais este ano e estou muito orgulhoso de nosso pessoal e de nossos resultados. A pandemia da Covid-19 é uma das situações de crise mais severas que experimentei como CEO da Arla e nós - como muitas outras empresas de alimentos - observamos uma mudança muito rápida nos hábitos alimentares dos consumidores à medida que os países se fechavam ao redor do mundo.

Rapidamente canalizamos o leite de nosso negócio de foodservice para o varejo e mantivemos com sucesso um fluxo constante de produtos em demanda, enquanto nosso negócio de foodservice encontrava soluções criativas para atender seus clientes. Isso mostra o quão robusta e ágil nossa cooperativa realmente é para nossos produtores de leite”, disse o CEO da Arla Peder Tuborgh.

O programa de transformação e eficiência da Arla, Calcium, gerou uma economia acima das expectativas de € 69 milhões (US$ 81,4 milhões), apesar da pandemia. A economia de custos foi principalmente de eficiências em gastos indiretos e otimização das operações da cadeia de abastecimento.

“Tivemos que navegar por níveis muito altos de volatilidade na indústria global de lácteos, vendo os preços das commodities caírem significativamente e as moedas sendo severamente afetadas globalmente. Devido à nossa posição geográfica, entregamos resultados financeiros muito sólidos, aumentamos nossa lucratividade e garantimos economias contínuas por meio do Calcium. Mas a situação continua muito volátil e precisamos continuar vigilantes para garantir a continuidade de nossos negócios”, disse o CFO da Arla, Torben Dahl Nyholm.

Como restaurantes, cafeterias e cantinas tiveram que fechar devido à pandemia, o negócio de foodservice da Arla diminuiu rapidamente. Os consumidores se voltaram para produtos lácteos domésticos de confiança, à medida que a comida caseira e o consumo aumentavam, e isso mais do que compensou a perda de vendas de foodservice e os preços mais baixos das commodities. O volume geral de vendas estratégicas da marca aumentou 10,4%.

As marcas globais Lurpak e Puck cresceram 17,7% e 16,7%, respectivamente. A Arla foi afetada pela queda no foodservice, mas ainda apresentou um crescimento de volume de 3,3%. As bebidas à base de leite (MBB) da Arla apresentaram um crescimento de volume de 13,1%, impulsionado principalmente pela Starbucks.

“Como os consumidores em todo o mundo foram forçados a ficar em casa, esperávamos que nossas marcas domésticas tivessem um bom desempenho e certamente tiveram. Durante o confinamento, as pessoas adoraram cozinhar com nossa manteiga e laticínios Lurpak, e sua relevância aumentou em todos os mercados, pois os consumidores valorizaram nossos produtos. À medida que os países estão se abrindo novamente, estamos analisando a melhor forma de continuar fornecendo nossas marcas confiáveis aos clientes e consumidores”, disse Tuborgh.

A Arla divide seus negócios em duas zonas comerciais, Europa e Internacional. Embora ambas as zonas tenham sido altamente afetadas pela pandemia, à medida que primeiro a China e depois a maior parte da Europa e os EUA restringiram movimentos e viagens, criando desafios de logística e cadeia de suprimentos, ambos entregaram fortes resultados financeiros e crescimento do volume da marca.

O negócio europeu de foodservice da Arla teve uma redução acentuada, mas isso foi mais do que compensado pelo forte desempenho do varejo e um aumento significativo no e-commerce. A zona da Europa apresentou crescimento de volume de vendas de marca, atingindo 6,3%, impulsionado principalmente por Lurpak, Arla e Starbucks. A zona da Europa da Arla aumentou a receita de 0,9% para € 3,178 bilhões (US $ 3,76 bilhões) em comparação com € 3,149 bilhões (US $ 3,72 bilhões) no mesmo período do ano passado.

A zona Internacional da Arla apresentou o maior crescimento de receita nos últimos cinco anos de 22,1%, um aumento para € 1,024 bilhões (US$ 1,21 bilhão) em comparação com € 839 milhões (US$ 992 milhões) na primeira metade de 2019. Oriente Médio e África do Norte foram os principais impulsionadores do crescimento, visto que a comida caseira e o consumo geral de laticínios aumentaram acentuadamente devido a bloqueios e toques de recolher. Todos os outros mercados internacionais também contribuíram positivamente para o crescimento da receita. O crescimento geral do volume de vendas da marca atingiu 19,5%.

No primeiro semestre de 2020, a Arla Foods Ingredients (AFI) apresentou um forte desempenho apoiado por operações estáveis e aumento da demanda por produtos de valor agregado da AFI nos segmentos pediátrico, saúde & performance e alimentos. A AFI aumentou a receita em 2,4% para € 360 milhões (US$ 425,9 milhões), ante € 352 milhões (US$ 416 milhões) no mesmo período do ano passado.

O comércio continuou com sua forte posição de 2019, mas como a Covid-19 impactou o mercado global, os preços das commodities caíram significativamente e os volumes foram reduzidos à medida que eram canalizados para o varejo. A receita comercial diminuiu 8,3% no primeiro semestre de 2020, de € 861 milhões (US $ 1 bilhão) para € 790 milhões (US $ 935 milhões).

Durante toda a pandemia, os produtores da Arla continuaram distribuindo leite, protegendo a saúde e a segurança de seus funcionários. Ao mesmo tempo, eles também continuaram sua jornada de sustentabilidade e, em junho, 90% dos proprietários em toda a Europa enviaram voluntariamente seus dados climáticos, criando um dos maiores conjuntos de dados climáticos de produção de leite do mundo. Consultores externos e a Arla esperam ter os primeiros resultados dos dados prontos no início de 2021.

A incerteza em torno da duração e intensidade dos impactos econômicos e de mercado causados pela pandemia Covid-19 deve continuar ao longo do segundo semestre de 2020. A Arla disse que se concentrará em continuar direcionando com sucesso até o próximo prazo para as negociações do Brexit e a iminente recessão global.

“No curto prazo, estamos diante de dois riscos muito graves e imprevisíveis para o segundo semestre de 2020. Um deles é a pandemia covid-19, que continua exigindo que estejamos em modo de crise, juntamente com as potenciais consequências adversas em torno das negociações do Brexit. No longo prazo, precisamos que a empresa esteja pronta para navegar com sucesso pela recessão global esperada. Portanto, devemos continuar sendo resilientes e ágeis para garantir que a Arla continue a ser tão robusta e competitiva quanto é hoje”, disse Tuborgh.

Apesar dos fatores externos incertos, a Arla disse que ainda espera atender às suas expectativas para o ano inteiro com perspectiva de receita de 2020 em € 10,4 bilhões - € 10,8 bilhões (US $ 12,3 bilhões - US $ 12,8 bilhões), um lucro líquido de 2,8 a 3,2% da receita e uma alavancagem de final de ano no limite ou abaixo da meta de 2,8-3,4.

Fonte: milkpoint