Notícias

MilkPoint de olho nas redes (#13): hidroterapia para vacas leiteiras, você já ouviu falar?

03/11/2020

Recentemente recebemos um vídeo em nossa conta do Instagram que nos deixou intrigados: hidroterapia para vacas. Quem enviou o vídeo foi o Otávio Toledo (@otavio.toledo), estudante de veterinária em Fernandópolis, São Paulo. Atualmente, ele está realizando estágio em Minessota, EUA, na fazenda Dari Bel Farms, focada em pecuária leiteira. A propriedade conta com 300 vacas holandesas em confinamento. Certo dia, uma das vacas não conseguiu levantar-se sozinha e este problema levou ao envio do conteúdo para o MilkPoint: um vídeo de uma vaca, dentro de um tanque com água! Você já havia visto essa técnica?

Pedimos ao Otávio para explicar e ele disse que o procedimento é bastante útil quando algum animal está lesionado, seja na coluna ou nos membros, dificultando que se levante. Com o animal parcialmente imerso em água, é possível levantá-lo sem muitos esforços. Isso ocorre devido aos gases que são produzidos no rúmen, que facilitam a flutuação, reduzindo o peso a ser sustentado nas patas.

O tanque, que é móvel, foi levado até a vaca lesionada e a abrigou por dois dias. A água foi frequentemente trocada durante a estadia da vaca no local, de modo a eliminar os dejetos. Como a temperatura de Minessota é bastante reduzida, a água utilizada para portar o animal estava morna. A alimentação durante a permanência no tanque foi através de canaletas postas ao alcance da vaca.

Os resultados da técnica são surpreendentes. Depois de retirada da água, o animal andou com dificuldade, mas não demorou para se recuperar 100%. A permanência no tanque possibilitou a recuperação mais rápida da lesão, já que a vaca estava com movimentos limitados, facilitando a reabilitação.

 

Fonte: milkpoint