Notícias

Setor lácteo indiano bloqueia acordo comercial entre EUA e Índia

05/11/2020

Os produtores indianos "nunca permitirão" um acordo comercial entre os EUA e a Índia, por mais limitado que seja, se abrir o mercado de lácteos indiano às importações dos EUA, relata o serviço de notícias Al Jazeera.

Índia e Estados Unidos estão negociando um acordo comercial desde 2018 com questões relacionadas aos lácteos bloqueando o acordo final. Os milhões de produtores de leite da Índia constituem um poderoso bloco eleitoral.

R.S. Sodhi, diretor administrativo da Federação Cooperativa de Marketing de Leite de Gujarat, disse que a Índia se tornará uma nação com excedente de leite em cerca de uma década. “Por que precisamos de importações que destruirão o sustento de 100 milhões de pessoas? Não é apenas comércio, é sobre suas vidas.”

Dezenas de milhões de pessoas, a maioria pequenos agricultores (muitos deles mulheres) com apenas algumas vacas, compõem a indústria de laticínios da Índia. Eles constituem uma grande parte da população rural, e a perda de seus meios de subsistência pode prejudicar as economias locais e forçar a migração para centros urbanos já sobrecarregados.

Essas pequenas fazendas representam mais de 70% da indústria de laticínios da Índia, que vale US$ 110 bilhões. Os produtores indianos ganham cerca de dois terços de sua renda anual com a produção de leite.

A indústria de laticínios indiana também teme ser forçada a seguir diretrizes de saneamento mais rígidas se abrir seu mercado para importações estrangeiras.

Os países exportadores de laticínios, como os Estados Unidos, a União Europeia, a Nova Zelândia e a Austrália, veem a Índia como um mercado potencial com uma classe média que chega a 300 a 350 milhões.

Fonte: milkpoint