Notícias

7º episódio do Top Coopers Agro – ACESSO LIBERADO!

13/11/2020

Na última quinta-feira, 05 de novembro, foi ao ar o 7º episódio do Top Coopers Agro, que alcançou novamente uma média de 2800 pessoas acompanhando e interagindo virtualmente em diferentes plataformas e marcou mais um sucesso de audiência para essa série tão importante para o cooperativismo brasileiro.

Com a proposta de reunir os líderes das maiores cooperativas do ramo para debater gestão, inovação e perspectivas de futuro para o agronegócio brasileiro, o episódio contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, José Vicente da Silva, do Presidente da Coplana, José Antonio Rossato, e do Diretor Comercial Brasil da UPL, Marcelo Gardel, como convidado especial. Além disso, o encontro foi mediado pelo diretor da MundoCoop, Luis Claudio Silva, e o palestrante, professor e especialista no tema, José Luiz Tejon.

Abrindo o debate do encontro, foi reforçado o panorama do agronegócio brasileiro em relação ao mundo. Nos últimos anos, o agro tem apresentado um crescimento bastante elevado e apresenta tendências de aumentar esses números ainda mais. Dentro de uma visão global, o Brasil possui uma agricultura tropical pioneira é vista como detentora da responsabilidade de garantir a maior parte da segurança alimentar do planeta.

Se o agro exerce um papel importante, as cooperativas se tornam fundamentais. Para José Vicente, as cooperativas são empresas complexas. “Da parte externa, elas precisam ser empresas eficientes e da parte interna precisam agregar valor e melhorar a vida do cooperado”, comenta. Para ele, as lideranças cooperativistas já estão entendendo o crescimento das cooperativas e estão buscando se aprimorar cada vez mais para acompanhar esse novo ritmo imediatista, se tornando os líderes mais preparados para enfrentar as mudanças do mercado.

Além da resiliência presente no cooperativismo e a boa governança, José Rossato comenta que o nível de confiança entre as pessoas e instituições está extremamente baixo fazendo com que as cooperativas se sobressaiam. Para ele, outro ponto a ser ressaltado é que o movimento dialoga com as maiores discussões atuais. A da urgência de um capitalismo mais consciente. “Nós temos um mundo que caminha cada vez mais para as desigualdades e o cooperativismo tem esse papel de equilibrar os sistemas. Com isso, é cada vez mais necessário que as cooperativas se posicionem em momentos de crise”, acentua.

Nesse tema importante do debate, Marcelo Gardel destaca a capacidade que o cooperativismo tem em agregar valor em tudo. “No agro, principalmente para o pequeno e médio produtor que normalmente não teria possibilidade de acesso a recursos, tecnologia e comercialização”.

Agregar novas gerações, incluir efetivamente as mulheres, cases de sucesso, cooperação e parceira entre cooperativas e empresas e as perspectivas para o futuro foram os temas que protagonizaram esse evento imperdível e repleto de pontos de vistas diferenciados sobre o movimento, o mercado e o mundo.

O Top Coopers Agro tem o apoio da Agroceres, Cresol, UPL, Phibro e Totvs.

Quer assistir na íntegra? Clique aqui 


Sobre o Top Coopers Agro

Considerando a grande representatividade do agronegócio no PIB brasileiro (20%) e a ampla participação das cooperativas na alimentação da população do país (50%), a MundoCoop, buscando enfatizar a verdadeira importância do ramo agro, está com um novo projeto imperdível: o Top Coopers Agro.

Com a intenção de proporcionar um espaço para apresentar as visões e perspectivas de cada cooperativa, apresentando desafios e interpretações do presente e futuro para o setor, o Top Coopers Agro será um evento quinzenal, totalmente online, com um total de 16 presidentes das principais cooperativas agro no Brasil e trará 2 convidados por entrevista, criando um espaço de comunicação e troca de experiências.

Fonte: mundocoop