Notícias

Carta Insumos - DDG - alimento proteico alternativo

22/02/2021

O DDG (Dried Distillers Grains), ou grão de milho seco por destilação, é um dos coprodutos das indústrias produtoras de etanol de milho. 

 

Esse coproduto é amplamente utilizado na nutrição animal em outros países há tempos. No Brasil, em 2010, três usinas flex começaram a produção de etanol de milho e, consequentemente, de DDG. Desde então, a oferta desse insumo vem aumentando no mercado, assim como a procura para nutrição de ruminantes e monogástricos pela sua atraente relação custo/benefício.

 

A maior disponibilidade de DDG está em Mato Grosso e em Goiás, onde estão os maiores produtores de etanol de milho. De acordo com o planejamento, preço e disponibilidade, esse coproduto pode ser uma alternativa para substituição ou composição com o farelo de soja nas dietas.

A correlação entre os preços dos dois alimentos é alta, 0,97, ou seja, com a alta acentuada no preço do farelo de soja, a demanda aquecida pelo DDG fez com que o preço também subisse fortemente ao longo de 2020 (figura 1).

Figura 1. Comportamento da cotação do DDG e do farelo de soja, R$/tonelada, considerando o estado de Mato Grosso.

 


Fonte: Scot Consultoria

 

Em dezembro de 2019 a diferença entre os preços do DDG e do farelo de soja era de 97,6%. Desde então, a diferença vem se estreitando, salvo em alguns meses de pico de preços no farelo de soja. Na primeira quinzena de janeiro/21, a diferença entre os preços foi de 59,8%, evidenciando a boa demanda pelo coproduto na nutrição animal.

 

Considerando o estreitamento da diferença de preços dos dois alimentos, vale ressaltar a importância de se estabelecer uma estratégia nutricional, visto que a oferta de DDG concentra-se no Centro-Oeste, e que o teor de proteína bruta do farelo de soja é maior. A cotação do DDG, considerando o nível de proteína (R$/kg de PB), é uma alternativa interessante economicamente.

 

Tabela 1. Comparação de preço entre farelos de soja e DDG, e custo do kg de proteína bruta (PB) e matéria seca dos produtos analisados, considerando a cotação de janeiro de 2021.

 

Fonte: scotconsultoria