Notícias

CoopTalks Summit: Compartilhando conhecimento para o futuro do cooperativismo

18/06/2021

Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, a MundoCoop realiza o maior evento do cooperativismo em 2021, apresentando um grande circuito de palestras que irão discutir as maiores tendências para o futuro

O ano de 2021 começou com um ar de esperança. Mesmo diante dos desafios do ano passado, cooperados do país inteiro mais uma vez mostraram sua resiliência e continuaram a ser uma força de mudança para milhares de famílias dentro e fora do Brasil. 

Com a chegada de uma nova etapa, e o início de uma retomada segura das atividades, chegou a hora de pensar nos próximos passos. Paramos, reformulamos e começamos a criar soluções adaptadas para uma nova realidade, bem diferente da que possuíamos dois anos atrás. A mudança chegou para ficar, e junto com ela, novas ideias e ações são necessárias. 

Nós da MundoCoop acreditamos que instigar ideias, criar ações e potencializar o conhecimento é a chave para desbloquear as habilidades necessárias para o futuro que se aproxima. O futuro não está em modo de espera. Ele chegou e está aqui. 

É com o objetivo de promover novos conhecimentos que apresentamos o CoopTalks Summit, o evento que vai discutir o que vem a seguir no mundo do cooperativismo. Durante quatro dias, grandes nomes do mercado irão compartilhar seus conhecimentos sobre o há de novo para ser explorado nos campos da inovação, gestão, tecnologia e governança. 

Serão ao todo 17 convidados que irão compartilhar experiências e conhecimentos, além de promover um debate sobre como tornar o cooperativismo um berço de ideias, ações e valores para toda a sociedade. 

Nove horas de imersão no futuro do cooperativismo 

O CoopTalks Summit começa no dia 29 de junho com o convidado Gui Rangel, futurista e SXSW Speaker, que irá falar sobre o tema “Futurismo”. Rodrigo Casagrande, professor do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE, discute “ESG, a bola da vez em um caminho sem volta”. Romeo Busarello, Diretor de Marketing e Ambientes digitais da Tecnisa, fala sobre “Tecnologia e estratégias de negócios”. Eduardo Marostica, Professor PHD da Fundação Getúlio Vargas (FGV), discute o futuro das organizações com o tema “Transformação digital”. E, fechando o primeiro dia, Sandro Magaldi, Palestrante e Co-Fundador do meuSucesso.com, também compartilha suas visões sobre a importância da gestão estratégica em “O Cooperativismo na Gestão do Amanhã”. 

O segundo dia de palestras se inicia com Vânia Bueno, Comunicadora e Fundadora da consultoria Anima Convivência Produtiva, que irá falar sobre três itens essenciais do movimento, em “Três Cs: Comunicação, Convivência e Cooperativismo”. Samara Araújo, Coordenadora de inovação do Sistema OCB, discute “Inovação no Cooperativismo”. Silvio Gusti, consultor em cooperativismo, debate “Governança Cooperativa”. E Reynaldo Gama, CEO da HSM e Co-CEO da SingularityU Brazil, palestra sobre “O Futuro da Educação e a Educação do Futuro”. 

Daniel M. Ely, Vice-Presidente Executivo da Randon, abre o terceiro dia de conversas com o tema “Inovação Corporativa”. Wagner Oliveira, Gerente Comercial na Quanta Previdências, discute a importância de olhar para a própria carreira em ““Seja o protagonista da sua vida!”. Andrea Iorio, Palestrante e Escritor Best-Seller, discute “Comportamento humano na era digital”. E Gil Giardelli, Professor Global e Inovador, fecha o dia falando sobre “O imponderável e a Sociedade do Futuro”. 

O último dia do ciclo de palestras se inicia com Vanda Guimarães, Executiva de Empresas Globais, que traz para a mesa o tema “Marketing digital para as novas oportunidades do mercado”. Mario de Conto, Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), discute o cooperativismo de plataforma em “O Direito das Cooperativas e sua interação com o Ecossistema de Inovação”. Marcio Nami, Economista Comportamental, fala sobre “Economia Comportamental: Inovação e Cooperação”. 

Com quase 9 horas de imersão ao futuro do cooperativismo, a MundoCoop te convida a celebrar este Dia Internacional do Cooperativismo falando sobre os temas que irão levar o movimento para um novo patamar. Um evento completamente gratuito e online, que irá promover o diálogo e a discussão sobre como iremos juntos criar as ideias que irão fazer um novo cooperativismo. O formulário para inscrições, o currículo completo e a descrição do tema abordado por cada convidado estão disponíveis agora no site do evento: www.cooptalks.com.br/summit

Dia Internacional do Cooperativismo 

CoopTalks Summit é a homenagem da MundoCoop à evolução do cooperativismo brasileiro e também comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que marca a importância da união cooperativa. No Brasil, é realizado o Dia C, que estimula ainda o voluntariado cooperativo e ações de responsabilidade social, que coloca em prática os valores e princípios cooperativistas. Neste ano, a data é celebrada oficialmente em 3 de julho. Por causa da pandemia, a comemoração, que tradicionalmente acontece em locais públicos, será de forma digital.  

Fonte: mundocoop