Notícias

Em 5 meses, México produziu mais de 5 bilhões de litros de leite

22/06/2021

Durante os primeiros cinco meses deste ano, a produção mexicana de leite subiu para 5,0824 bilhões de litros, o que representou um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Conforme o Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira (SIAP), em maio a produção de leite totalizou 1,0443 bilhão de litros, com aumento de 1,2% em relação ao mês anterior. Esses números posicionam-no como o mês de maior produção desde ano.

No acumulado de cinco meses, Jalisco — estado mexicano — manteve-se como o principal produtor, com 1,0441 bilhão de litros, o equivalente a uma participação de 20,5% da produção nacional. Neste cado específico, a informação oficial indicava que o crescimento registado em relação aos meses de janeiro a maio do ano passado foi da ordem de 2%.

Além de Jalisco, os estados que conseguiram se situar entre os 5 maiores produtores, e representam 60,2% do total nacional foram:

 

  • Coahuila: 599,5 milhões de litros;
  • Durango: 581,6 milhões de litros;
  • Chihuahua: 482,1 milhões de litros;
  • Guanajuato: 353,7 milhões de litros.

 

Projeções da Câmara Nacional das Indústrias do Leite (Canilec), apontam que neste ano a produção mexicana de leite ultrapassaria em 3% a registrada em 2020, que chegaria a cerca de 12,93 bilhões de litros.

Segundo seu presidente, Mariano Salceda Servín de la Mora, isso se deve a uma maior demanda por produtos em apresentação para consumo doméstico, derivada dos efeitos da pandemia.

As perspectivas dos laticínios uruguaios parecem animadoras no curto prazo e uma porcentagem de mais de 60% dos produtores de leite poderia ter melhores margens de lucro, que ajudariam a alavancar a produção de leite.

Fonte: milkpoint