Notícias

20 maiores laticínios do mundo: Lactalis ultrapassa Nestlé no ranking

01/09/2021

O relatório anual Global Dairy Top 20 do Rabobank, divulgado recentemente, mostra que, em 2021, a Lactalis, de capital fechado, destituiu a titã da indústria de longa data, Nestlé, como a maior empresa de laticínios do mundo.

De acordo com Mary Ledman, estrategista global de laticínios do Rabobank: “A atenção da Lactalis para o crescimento orgânico, bem como sua estratégia global de fusões e aquisições, impulsionou a empresa do nono lugar em 2000 para uma posição de liderança dominante em 2021.”

Em 2020, as empresas de laticínios enfrentaram desafios significativos devido à pandemia da Covid-19, mas no geral, o setor se saiu melhor do que o esperado, demonstrando sua resiliência. A pandemia também aumentou a consciência dos consumidores sobre os desafios ambientais.

O 2021 Global Dairy Top 20 se estabeleceu dessa forma: 

Destaques do relatório:

 

  • Sustentabilidade como motor de crescimento

“Os sentimentos dos consumidores estão sendo ouvidos, e muitas empresas incluídas no Global Dairy Top 20 assumiram compromissos de sustentabilidade para 2030 e compromissos de neutralidade de carbono para 2050”, de acordo com Richard Scheper, analista de laticínios do Rabobank.

De acordo com o NYU Stern Center for Sustainable Business, as vendas de leite comercializado com sustentabilidade nos EUA cresceram mais de 20% de 2013 a 2018, em comparação com o crescimento negativo da categoria como um todo. As vendas de queijos e iogurtes naturais comercializados com sustentabilidade cresceram mais de 30% e 20%, respectivamente, em comparação com o crescimento de quase 10% para essas categorias no período de cinco anos.

 

  • As alternativas lácteas continuam crescendo e confundindo a definição de lácteos

O crescimento das vendas de alternativas de leite líquido e iogurte - especialmente alternativas à base de aveia e amêndoa - não passou despercebido. Mais significativamente, o faturamento da Danone em alternativas ao leite, após a aquisição da WhiteWave Foods em 2017, foi registrado em 2,2 bilhões de euros (2,5 bilhões de dólares) em 2020, um ganho de 15% em relação ao ano anterior. Adicionar essas vendas levaria a Danone à terceira posição.

A alternativa de laticínios du jour Oatly subiu em capitalização de mercado, para mais de US $ 10 bilhões, após sua estreia no IPO em maio de 2021. “A designação de laticínios também está se tornando mais difusa à medida que produtos híbridos, contendo laticínios e ingredientes vegetais, entram no mercado,” Scheper.

 

  • Mercados lácteos devem permanecer em equilíbrio

O Rabobank prevê que a atividade de investimento se mantenha robusta nos canais e categorias da tendência, incluindo queijos especiais, ingredientes lácteos inovadores como oligossacarídeos de leite humano (HMOs), alternativas lácteas que vão desde plantas e fermentação a células e nutrição de estilo de vida. Além disso, as aquisições em setores adjacentes, como logística e gestão de estoque, são prováveis.

No nível da fazenda, o aumento do custo de produção devido aos maiores custos de alimentação induzidos pela seca e às pressões inflacionárias manterá as margens apertadas, limitando o crescimento da produção de leite nas 7 grandes regiões exportadoras a menos de 1,2%.

 

  • O futuro: consolidação, mudanças demográficas e a China como uma força crescente

Nas últimas duas décadas, o Global Dairy Top 20 viu a consolidação como uma constante e espera-se que isso continue. De 2001 a 2020, a receita combinada das 20 maiores empresas mais que dobrou, expandindo 3,8% ao ano. De 2010 a 2020, a China cresceu, evoluindo como um país consumidor de laticínios e o maior importador de laticínios do mundo. As duas gigantes chinesas de laticínios - Yili e Mengniu - têm metas ambiciosas de crescimento e estão procurando de forma proativa oportunidades de crescimento no exterior.

Ao longo da próxima década e além, a mudança demográfica impulsionará as oportunidades de laticínios. Mais de 35% do crescimento populacional ocorrerá na África, que continua sendo um importador líquido - e crescente - de laticínios, em grande parte importando de participantes internacionais no Global Dairy Top 20. Ainda assim, haverá bolsões de crescimento da produção doméstica regional florescente, como na África Oriental, com base na disponibilidade de recursos naturais e na estabilidade social, econômica e política. Da mesma forma, a Indonésia continua sendo um mercado em crescimento para exportadores globais de laticínios.

Rabobank espera que a China continue reinando como o maior importador de laticínios do mundo. Em vez de ser dominado pelo mercado de nutrição infantil nas últimas duas décadas, o setor de laticínios da China terá crescimento no mercado de ‘Pratas Ativas’ (ou seja, pessoas com mais de 50 anos). Os mercados dos EUA e da UE-27 deverão estar envelhecendo e ricos, atraindo inovação e concorrência.

“Em 2030, prevemos que os consumidores terão a opção de comprar alternativas de laticínios à base de plantas e células de cultura a preços competitivos, com consumidores não sensíveis a OGMs optando por alternativas à base de plantas”, disse Ledman. Ela conclui: “A densidade de nutrientes do leite natural irá mantê-lo como um alimento básico. Mas, também é imperativo que o setor de laticínios seja parte de uma solução global de redução de carbono que ressoe com os consumidores sensíveis ao clima e evite que os fabricantes de alimentos e empresas de serviços alimentícios tirem os laticínios naturais de seus produtos e de seus menus.”

Fonte: milkpoint