Notícias

NZ: nova lei de imigração abre as portas para trabalhadores do setor lácteo

06/10/2021

O departamento DairyNZ disse que a tão esperada decisão do Governo de oferecer a oportunidade de obter residência é uma grande notícia para milhares de trabalhadores estrangeiros qualificados de fazendas de leite.

O diretor executivo da DairyNZ, Tim Mackle, disse que o anúncio do governo permite que milhares trabalhadores estrangeiros do setor lácteo se tornem residentes e sejam reconhecidos seus anos de trabalho e contribuição positiva para o setor lácteo.

“Estamos genuinamente satisfeitos com esses trabalhadores e suas famílias. Muitos agora podem planejar o futuro na Nova Zelândia com suas famílias”, disse Mackle. “A contribuição deles ajudará o setor lácteo a continuar tendo um papel chave na economia da Nova Zelândia”.

Nos últimos 18 meses, a DairyNZ e a Federação dos Agricultores trabalharam em parceria para assegurar o melhor resultado para os trabalhadores imigrantes do setor lácteo e seus empregadores. “O Governo reconheceu a pressão que os agricultores estão sofrendo, dada à falta de pessoal, e também reconheceram o papel fundamental desempenhado pelos trabalhadores estrangeiros”.

Muitos imigrantes que trabalham nas fazendas de leite tiveram seus pedidos de residência entregues antes da Covid-19 chegar à Nova Zelândia no início de 2020. Muitos estão sem suas famílias, que estão no exterior.

“O setor lácteo da Nova Zelândia tem um significativo número de trabalhadores estrangeiros que estão no país há muitos anos. Eles têm um papel essencial nas equipes de trabalho das fazendas e permitem que os lácteos continuem tendo uma contribuição vital na economia da Nova Zelândia”, disse Mackle. “Nosso país e nossas comunidades rurais serão beneficiadas com a concessão da nacionalidade neozelandesa a esses trabalhadores e suas famílias. As crianças ajudarão a manter as escolas rurais abertas e a parceria fornece novas habilidades às regiões rurais no momento em que muitos empregadores estão com dificuldades de encontrar funcionários”.

O anúncio chegou tarde demais para alguns, que desistiram de esperar pela residência na Nova Zelândia e partiram para a Austrália ou Canadá, que ofereceram certezas sobre as regras de residência.

Embora a decisão de hoje seja positiva, ela não abrange todo o universo de falta de trabalhadores das fazendas – produtores de leite estimam que ainda faltam entre 2.000 e 4.000 trabalhadores.

A DairyNZ e o Governo querem tornar o setor lácteo mais atrativo para os kiwis e a campanha GoDairy da DairyNZ permite que os neozelandeses saibam mais sobre o trabalho no setor lácteo. Mackle disse que tem sido um tempo difícil para muitos agricultores, particularmente durante o período de partos. Uma pesquisa da DairyNZ mostra que cerca de metade dos produtores de leite da Nova Zelândia lidam com a falta de pessoal. “No entanto, hoje muitos agricultores, empregados e empregadores estão comemorando e nós comemoramos com eles”.

Visto de Residência de 2021 será aberto para cerca de 4.000 trabalhadores. Qualquer pessoa que trabalhe como pecuarista pode se inscrever, junto com aqueles que trabalham em laticínios na Nova Zelândia por três anos ou mais, ou trabalhadores na Nova Zelândia por um período mais curto, e tenham um visto de qualificação superior ganhando acima de NZ$ 27 por hora. Trabalhadores de laticínios que receberem um visto de exceção e entrarem no país nos próximos meses também são elegíveis.

Fonte: milkpoint