Notícias

'Campeãs do Leite': um panorama sobre eficiência da produção de leite no Brasil

25/10/2021

Ontem (20/11), em uma live no canal do Ideagri no YouTube, houve o lançamento do “Campeãs do leite”, um indicador que utilizao Índice Ideagri do Leite Brasileiro, o IILB, como referência.  O IILB é um indicador que permite ranquear fazendas leiteiras dentro da mesma base comparativa com atualização trimestral, e contempla dados de índices sanitários, produtivos e reprodutivos.

A 11ª edição do indicador veio acompanhado de uma novidade: as “Campeãs do leite”. Em parceria com o MilkPoint, o índice “Campeãs do Leite” foi desenvolvido com o intuito de conhecer a realidade dos sistemas de produção de leite do país, segundo dados de produtores que utilizam o software Ideagri e participantes do IILB, trazendo um panorama sobre a eficiência da pecuária leiteira no Brasil.

A live contou com a presença de Heloíse Duarte, COO do Ideagri e Marcelo Pereira de Carvalho, CEO do MilkPoint. A discussão foi pautada na importância da existência de gerar e analisar dados sobre as fazendas e a produção leiteira do país. “Acompanhar os índices é muito importante porque a gente quer entender qual é a evolução dos indicadores ao longo do tempo”, ressaltou Heloíse. 

Marcelo pontuou a importância dos dados e da necessidade do Brasil em ter informações relevantes como estas para a pecuária leiteira. “Este trabalho de levantar as informações é extremamente importante, pois o Brasil carece de dados consolidados sobre a eficiência dos sistemas de produção de leite”, destacou Marcelo.

O índice gerou a listagem das “Campeãs do Leite” a partir da avaliação dos 1.118 rebanhos participantes do IILB-11, considerando o período de julho de 2020 a junho de 2021. As 100 fazendas mais eficientes entraram para a lista, que é composta por propriedades de diferentes portes e com vários padrões de raças.

As propriedades receberam uma pontuação geral de acordo com o desempenho em uma série de índices zootécnicos. O índice “Campeãs do Leite” optou por ordenar as fazendas por ordem alfabética, sem relação com a pontuação obtida pela fazenda ou com a colocação no ranking.

Confira aqui a lista completa das fazendas “Campeãs do Leite” e confira os dados dos índices mais importantes da produção de leite e aqui o evento completo com a apresentação dos dados mais importantes e comentários de Heloíse Duarte e Marcelo Carvalho.

Fonte: milkpoint