Notícias

Clima compromete produção de leite na Nova Zelândia

01/11/2021

O clima está influenciando consideravelmente o desempenho da indústria de lácteos da Nova Zelândia neste ano, de acordo com o último relatório Agri Focus do ANZ Bank. O relatório, compilado pela economista agrícola do ANZ, Susan Kilsby, afirma que a oferta de leite deverá ficar comprometida até o pico da temporada devido ao clima desfavorável.

Segundo o relatório, os produtores, especialmente aqueles com fazendas localizadas nas regiões ocidentais, tiveram chuvas constantes e temperaturas mais amenas, o que diminuiu a produção de pastagens, reduziu os níveis de cobertura e gerou mais barro do que o normal. 

Esta situação forçou os produtores a recorrerem ao uso de mais ração como suplementação para manter os animais até que o tempo melhore. "A temporada de montas está em primeiro lugar em suas mentes", observa o relatório. Esses fatores levaram a uma produção de leite 4,2% menor em relação ao ano passado, quando o clima estava mais favorável.

Em relação à produção total de leite da temporada, Kilsby e sua equipe preveem que cairá 1% em relação à temporada passada. Isso se deve ao fato de que alguns produtores estão abandonando a atividade e suas fazendas convertidas para produção de outros produtos, como horticultura e carne.

O relatório também diz que os produtores parecem estar diminuindo os estoques e usando menos fertilizantes artificiais, devido à pressão das novas reformas ambientais. Esta situação será parcialmente compensada, segundo o report, por uma melhor genética das vacas, que aumentará a produção por animal, e pela aplicação de melhores práticas de gestão da fazenda.

O relatório também diz que está se tornando muito mais difícil aumentar a produção de leite. A conclusão é que a produção geral está em declínio e cairá continuamente na próxima década, tornando altamente provável uma queda de 1% ao ano.

Fonte: milkpoint